Obras da BRK no sistema de Tratamento de Esgoto Tijuco Preto alcançam 31% de avanço em outubro

Obras da BRK no sistema de Tratamento de Esgoto Tijuco Preto alcançam 31% de avanço em outubro

Notícias Nov 07, 2024

As obras do sistema de tratamento de esgoto Tijuco Preto, em Sumaré, terminaram o mês de outubro com 31% de avanço. Os serviços ocorrem simultaneamente em duas frentes, com a construção da estrutura da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e a implantação de interceptores frente 1. A conclusão e o início da operação estão previstos para 2026.

Para novembro, estão previstas a concretagem da laje de fundo de duas estruturas. Uma delas é o Influent Buffer, um tanque que receberá o efluente do pré-tratamento, vai equalizá-lo e servir como poço de sucção das bombas que alimentarão os reatores NEREDA®. A outra é o tanque de amortecimento,  responsável por armazenar e dosar o descarte do esgoto já tratado no corpo receptor, o Ribeirão Quilombo, para atender parâmetros da legislação.

Em outubro, foram finalizadas as concretagens das lajes de fundo do Sludge Buffer, o tanque de recebimento e pré-adensamento de lodo em excesso, que precede a etapa de tratamento desse material, e dos dois tanques do sistema NEREDA®. As duas estruturas serão responsáveis por tratar diariamente todo o esgoto gerado por uma região de 54 bairros e com mais de 93 mil habitantes. Ao todo, 548 metros cúbicos de concreto foram empregados nesta etapa da obra.

A ETE Tijuco Preto terá capacidade para tratar 230 litros de esgoto por segundo e está sendo construída em um terreno de aproximadamente 20 mil metros quadrados.

Implantação de interceptores têm 85% de avanço

Paralelamente, as obras de implantação dos interceptores de esgoto seguem em ritmo acelerado. O mês de outubro terminou com 2.478 metros de tubulação instalada, o que corresponde a 85% do total de 2.900 metros.

Os tubos, com dimensões que variam entre 300 e 750 milímetros (mm), são confeccionadas em material resistente a rompimentos e serão responsáveis por conduzir o esgoto captado pelas redes coletoras e conduzir os efluentes até a ETE Tijuco Preto.

As obras, no momento, seguem sendo realizadas em uma área verde e sem impacto para a rotina da população. A partir da segunda quinzena do mês, a implantação dos tubos será retomada na Rua Onze, no Jardim Fantinatti, para a finalização do serviço.

Acompanhe o avanço das obras no site e nas redes 

O avanço das obras do sistema de esgotamento sanitário do Tijuco Preto pode ser acompanhado pelas redes sociais da BRK e no site “Sumaré Por Um Novo Amanhã” (www.sumareporumnovoamanha.com.br). A página foi desenvolvida para divulgar as ações de melhoria do saneamento no município e reúne as informações das principais ações da companhia na cidade.